Parceria entre Prefeitura de Jaguariaíva e SENAI oferta cursos técnicos para qualificação de mão de obra

A administração municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), divulga a abertura de vagas para cursos técnicos em Automação Industrial, Eletromecânica e Eletrotécnica, dentro do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Econômico do Município de Jaguariaíva (PROGRIDE), que busca promover a qualificação de mão de obra profissional necessária à expansão econômica do Município.

Serão 100 vagas no total, distribuídas entre os três cursos. Os cursos de Automação Industrial e Eletromecânica contarão com 40 vagas cada, serão realizados na modalidade presencial, de segunda a sexta-feira, com aulas diárias de 4 horas, no período noturno, e carga horária de 1240 horas e 1440 horas, respectivamente. O curso de Eletrotécnica terá 20 vagas, será realizado na modalidade semipresencial, com encontros presenciais obrigatórios a serem realizados aos sábados, com duração de 8 horas ao dia, em período integral, e carga horária de 1200 horas. O início das aulas está previsto para o dia 26 de setembro para todos os cursos.

As inscrições, gratuitas, poderão ser realizadas no período de 24 de agosto a 06 de setembro, de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30, nas dependências da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, situada à Praça Izabel Branco e Silva, 142, 1º Andar, Cidade Alta. Os interessados devem estar munidos do original e cópia do documento de identificação oficial com foto e CPF, cópia do comprovante de residência, cópia frente e verso da página da foto da Carteira de Trabalho, histórico escolar de ensino médico completo emitido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC e preencher a ficha de inscrição.

Para concorrer à vaga o candidato deve, no ato da inscrição, ter 18 anos completos, o ensino médio completo, ter cursado o ensino médio em escola pública ou comprovar ter sido bolsista em escola particular e comprovar residência em Jaguariaíva. Portadores de deficiência participarão em igualdade de condições, não havendo reserva de vagas ou cotas. A inscrição pode ser realizada somente para um dos cursos.

A seleção ocorrerá através da comprovação do rendimento escolar, através da análise do histórico escolar apresentado na inscrição. A nota final de classificação será obtida pela média simples das notas finais de todas as disciplinas referentes ao último ano do ensino médio. As notas dos candidatos aprovados serão divulgadas no site da Prefeitura e no Diário Oficial do Município em data provável de 09 de setembro.

As inscrições para o Processo Seletivo, assim como a matrícula, em caso de aprovação, são gratuitas e não haverá cobrança de mensalidades.

Os candidatos aprovados deverão realizar a matrícula no SENAI Jaguariaíva, situado à Rua Raul Pinto de Castilho, s/nº - Jardim Matarazzo II. Para efetuar a matrícula, além da aprovação no Processo Seletivo, é necessário assinar termo de responsabilidade junto à Prefeitura de Jaguariaíva e apresentar original e cópia dos seguintes documentos: documento que comprove a escolaridade mínima exigida, certidão de nascimento e/ou casamento, documento de identificação com foto, CPF, título de eleitor e comprovante de quitação eleitoral, comprovante de residência, certificado de reservista (para sexo masculino) e foto 3x4. Aquele que não apresentar todos os documentos exigidos não terá sua matrícula efetivada.

Durante o período de curso é imprescindível que o aluno seja aprovado em todas as disciplinas, apresente frequência mínima de 75% da carga horária prevista, obtenha média mínima de aprovação de 7 pontos e participe das atividades educacionais nos horários determinados. O não cumprimento de um dos itens acarretará no desligamento do curso.

Caso a quantidade de alunos a serem matriculados não atinja o número de vagas previsto poderá acarretar no cancelamento ou adiamento do início do curso pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos.

Maiores informações e o cronograma do Processo Seletivo estão disponíveis no Edital de Abertura 001/2022, através do link: https://abre.ai/eU69