Jaguariaíva tem um volume significativo de compras públicas, com uma parcela considerável de participação de microempresas locais. No entanto, há uma oportunidade de aumentar ainda mais a oferta de produtos e serviços por micro e pequenas empresas jaguariaivenses, fortalecendo a economia local. Ciente disso, a Administração Municipal, através da Secretaria de Finanças e Planejamento (SEFIP), implantou o Escritório de Compras Públicas (ECP).

O lançamento do ECP foi marcado por uma cerimônia com a presença de representantes do município, entre eles a prefeita de Jaguariaíva e a secretária da SEFIP, Associação Comercial e Industrial de Jaguariaíva (ACIAJA), servidores municipais e Sebrae. Na oportunidade foi exposto que, com o projeto, Jaguariaíva entra no rol dos poucos municípios paranaenses com tal iniciativa, visto que apenas 53 cidades no Paraná contam com ECP’s.
No novo ECP, já em funcionamento no Centro Administrativo Otélio Renato Baroni, os micro e pequenos empreendedores de Jaguariaíva e outras cidades têm acesso a serviços gratuitos, como orientações acerca de como vender produtos ou serviços para o Poder Público, informações sobre a programação de compras da prefeitura, documentações necessárias para participar das licitações e resumos dos editais. O Sebrae é parceiro no projeto.
Palestra - Além da inauguração do Escritório de Compras Públicas (ECP), ainda no dia 26, a Administração Municipal, via SEFIP, em parceria com o Sebrae, ACIAJA e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária (SEDEA), promoveu uma palestra relacionada ao tema. Houve com isso ainda mais orientações sobre como os pequenos negócios podem ter acesso às oportunidades nos processos de compras de entes governamentais, ajudando ainda na eficiência dos processos licitatórios. O palestrante foi o consultor em compras públicas Gilberto Demori.