Prefeitura Mun. de Jaguariaíva - Pontos Turísticos

Pontos Turísticos Pontos Turísticos

Rio das Mortes

Local bastante frequentado, o Rio das Mortes cruza a PR-151, no Km 238, no sentido Jaguariaíva - Sengés, onde se pode relaxar nas piscinas de águas naturais, corredeiras e bancos de areia que se transformam em pequenas praias, perfeitos para um dia de lazer com a família. O local não dispõe de infraestrutura turística.

Leia mais: Rio das Mortes

Cânion do Rio Jaguariaíva

O Cânion do Rio Jaguariaíva é o 8º maior do mundo em extensão, composto por paredes de arenito que podem chegar a uma altura de até 80m e cujo relevo acidentado proporciona condições favoráveis para a prática de esportes de aventura como Canoagem e Rafting, num percurso de aproximadamente 10 km, onde as corredeiras variam de classes II+ a III+, ideal para iniciantes e praticantes de nível intermediário.

Leia mais: Cânion do Rio Jaguariaíva

Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana - Santa do Paredão/Serra Velha

A Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana é uma Unidade de Conservação criada pelo Decreto Estadual nº 1.231, de 27 de março de 1992. Jaguariaíva detêm 53% de seu território dentro da APA (aproximadamente 772 km²), a qual abrange terras de 13 municípios paranaenses, tendo uma área total de 392.363,38 hectares. Segundo o plano de manejo, o objetivo da APA é: “assegurar a proteção do limite natural entre o Primeiro e o Segundo Planaltos Paranaenses, inclusive faixa de Campos Gerais, que se constituem em ecossistema peculiar que alterna capões da floresta de araucária, matas de galerias e afloramentos rochosos, além de locais de beleza cênica como os cânions e de vestígios arqueológicos e pré-históricos.”

Leia mais: Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana - Santa do Paredão/Serra Velha

Parque Ambiental Dr. Ruy Cunha - Bosque do Tropeiro

O Parque fica às margens do Rio Jaguariaíva, localizado no local outrora denominado Porto de Jaguariaíva. Este local tem importância histórica incomensurável para a população jaguariaivense, pois era exatamente neste ponto do rio por onde os Tropeiros atravessavam a vau com suas tropas de muares vindos do Rio Grande do Sul, pelo histórico Caminho do Viamão, rumando para Sorocaba, onde esse gado era comercializado.

Leia mais: Parque Ambiental Dr. Ruy Cunha - Bosque do Tropeiro

Parque Linear do Rio Capivari

O Parque Linear do Rio Capivari é um projeto ambiental de recuperação do rio Capivari, com extensa área verde, no centro da cidade, sendo considerado como um dos principais cartões postais de Jaguariaíva.

Leia mais: Parque Linear do Rio Capivari

Parque Municipal Lago Azul

Criado pelo decreto 0129/97, é um local de destaque na região, situado a 9 km da cidade, com uma área de 11.97 hectares. O rio Lajeado Grande corta o parque e forma três belíssimas quedas d’água e piscinas naturais de águas frias e cristalinas.

Leia mais: Parque Municipal Lago Azul

Parque Estadual do Vale do Codó

Uma bacia hidrográfica cravada no Vale do Sertão de Cima, protagonista do rio que banha nosso município e formadora de um dos mais belos vales desta região, o VALE DO CODÓ. Esta área de grande singularidade pertence a um dos mais novos Parques Estaduais do Paraná, criado pelo decreto N° 1528 de 02 de outubro de 2007, com área aproximada de 760,00 ha.

Leia mais: Parque Estadual do Vale do Codó

Parque Estadual do Cerrado

O Parque Estadual do Cerrado foi criado pelo Governo do Estado através do Decreto 1232, de 27 de março de 1992 com área de 420,4 hectares. Em 2007, pelo decreto 1527 de 02 de outubro, o parque foi ampliado, culminando com 1830,4 hectares, abrangendo inclusive terras do município de Sengés.

Leia mais: Parque Estadual do Cerrado