Neste final de semana a cidade de Jaguariaíva celebrou com portas abertas seu bicentenário com o VIII Festival Cultural e IV Festa do Peão. O evento, realizado pela Administração Municipal, entre os dias 14 e 17, ofereceu entretenimento e divulgação das raízes que moldaram a identidade local, aliado à promoção do potencial turístico da cidade.

Rodeio e shows gratuitos foram com as duplas César Menotti & Fabiano (14), Clayton & Romário (15), Matheus & Kauan (16) e Thaeme & Thiago (17), promovidos pela empresa FunVille, vencedora da licitação para realização da Festa do Peão. Agito também houve na “baladinha” com DJ’s depois dos shows.

Entre uma opção e outra, muitos aproveitaram a Praça de Alimentação, Parque de Diversões, Feira de Artesanato Arte, Cores e Sabores, Exposição de Flores, Culinária Tropeira e o passeio de balão. Dia 16 houve “Hora do Silêncio” no parque, com gratuidade nos brinquedos para autistas. Nesse dia, no espaço do Museu Municipal Conde Francisco Matarazzo, houve o II Jaguar Motorock, com apresentação de Alisson Correa e bandas Dutra, Priestkille e Motorocker, e Passeio dos Motociclistas nas ruas, numa parceria com a Associação de Motociclistas Insanos e apoiadores.

Abertura - A abertura, no dia 14,  foi bela e emocionante, contando com a presença da prefeita Alcione Lemos, que saudou o público, valorizando o bicentenário de Jaguariaíva, junto a secretários municipais, entre eles o de Governo, Ghiovanny Lorusso e Erla Mello (Educação, Cultura, Esporte e Lazer), vice-prefeito Adilson Passos Félix, vereadores, entre eles o presidente da Câmara José Marcos Pessa Filho, Ailton Felício, representante do Clube dos Tropeiros, representantes de empresas, Glauco Luvizotto (BrasPine) e Fátima Lodi (BO Paper), Presidente da ACIAJA, Fábio Dias, Sandra Negrini, representante do secretário de Estado do Turismo, Márcio Nunes, promotor João Eduardo Antunes Mirais, Pastor Jair Carneiro, Padre Aíde, prefeito de Piraí do Sul Henrique Carneiro e prefeito de Arapoti, Irani Barros, e posteriormente o prefeito de Doutor Ulysses, Moisés Branco da Silva e o presidente da Câmara de Arapoti, Luciano Ferreira da Silva (Vavá), organizadores, misses Jaguariaíva ACIAJA Anita Frizanco (Embaixadora do Turismo), Isabela Prado, Paloma Soares e Bruna Mello, misses Plus e Midi Size Jaqueline Brazinski, Mayara Schiavoni, Brenda de Cássia, Hemelly Coelho, Cássia Quadros e Jéssica Fillvock e peões. Espetáculo sincronizado de música, luzes e cores encantou o público.

Dia do aniversário – A comemoração no dia 15 iniciou às 7h, com a Alvorada Tropeira reunindo tradicionalistas no Parque Dr. Ruy Cunha, que seguiram em cavalgada até a Praça Izabel Branco e Silva, na Cidade Alta, após recepção da prefeita Alcione e Café Tropeiro do Clube Alma sem Fronteiras. No ponto originário da Freguesia de Jaguariaíva houve o Ato Cívico com hasteamento dos pavilhões e presença da prefeita Alcione, vice-prefeito Adilson Passos Félix, vereadores, junto a outras autoridades e munícipes.

Em seguida houve Missa em Ação de Graças pelo bicentenário de Jaguariaíva e Jubileu de 200 anos do Santuário Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, ministrada pelo Bispo Diocesano de Jacarezinho, Dom Antônio Braz Benevente, reunindo as três comunidades católicas locais. Houve também cerimônia da Cápsula do Tempo no Santuário, comemorativa aos 200 anos. Depois, num momento de confraternização, autoridades eclesiásticas e civis, prefeita Alcione e comunidade cantaram o “Parabéns”.

Cápsula do Tempo – Ainda no dia 15, sob a liderança da prefeita Alcione, foi lançado pela Administração Municipal, na Praça Getúlio Vargas, no coração da cidade, o “Memorial Jaguariaíva 200 Anos”, com implantação da “Cápsula do Tempo”. Comunidade, vereadores, vice-prefeito Adilson Passos Félix, e outras autoridades, entre eles o presidente da Câmara de Arapoti, Luciano Ferreira da Silva (Vavá), acompanharam.

Fotos, cartas e outros itens foram cuidadosamente depositados na cápsula, que deve ser aberta em 2048, marcando com simbolismo o bicentenário e a conexão das expectativas dessa época com o futuro da cidade. Emocionada, a prefeita Alcione refletiu que a cápsula guarda não apenas objetos físicos, mas também a essência e os anseios da comunidade à época, com a intenção de compartilhá-los com aqueles que estiverem presentes daqui a 25 anos.

Cultura, história e turismo - Com tecnologia de painéis de led, maquetes, objetos, arte, réplica de cachoeira e outros recursos, os estandes retrataram a história da cidade, desde sua fundação até os dias atuais, destacando os momentos mais relevantes e as transformações de Jaguariaíva. Tropeirismo, Ferrovia, Matarazzo, Ciclo da Madeira e Ciclo Industrial, Freguesia e o Turismo, focando Jaguariaíva como um destino encantador, com suas belezas naturais e patrimônio histórico-cultural, foram divulgados nos estandes temáticos.

abertura-2
abertura-2 abertura-2