1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Pesquisa

A Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), via Departamento de Cultura, realizou nos dias 5 e 6, no Cine Teatro Valéria Luercy, o VII Concurso de Declamação de Poesias, reunindo alunos de 5º ano das escolas municipais e estudantes de 10 a 15 anos das redes  federal, estadual e particular de educação.

Secretários municipais Erla Mello (SMECEL), Bruna Silva Miranda (SEFIP) e Hissashi Umezu (IPAS-PMJ), diretor de Cultura Vinícius Schadner Pereira, diretora de Educação Andreia Valentim, juiz de Direito Giovane Rymska, familiares, amigos, diretores escolares, professores e equipe da SMECEL prestigiaram o concurso.

Foram apresentadas 22 poesias consagradas e 16 autorais nos dois dias. Habilidades como postura, expressão corporal, dicção, entonação e comunicação com o público foram os critérios de avaliação do evento, realizado para incentivar a leitura diversificada, criatividade e o conhecimento da linguagem poética.

Escolas municipais - Na categoria “Poesias Consagradas”, entre os participantes de escolas municipais, sagraram se vencedores os alunos Emanuelle Amaro de Oliveira (Escola Antônio Fanchin), com a poesia “Sobre Caminhar”, de Virgínia Santana; Thiago de Lima Cardozo (E.M. Carlos Carneiro Sampaio), com a poesia “Mais respeito, eu sou criança”, de Pedro Bandeira; e Júlia Felix dos Santos (Escola Maria de Lourdes O. Taques), com a poesia “Aninha e suas pedras”, de (Cora Carolina).

Entre os autorais, o aluno Samuel dos Santos, da Escola Elza Baptista Fonseca, ficou em 1º lugar com a declamação de “O futebol é a minha paixão”. Em 2º ficou Liriane Vitória de Oliveira Gonçalves, da Escola Júlio de Mesquita Filho, com a declamação de “Minha terra”, seguido de Nicole Leite, da Escola Maria de Lourdes, com a poesia “Eu amo Jaguariaíva”.

Rede estadual, federal e particular - A estudante do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Ana Beatriz Sprada, declamou a poesia “Reinvenção”, de Cecilia Meireles, conquistando o 1º lugar, na categoria Poesias Consagradas, entre os estudantes de 10 a 15 anos. João Pedro Afonso de Andrade, do Colégio Rodrigues Alves, ficou em 2º, ao declamar “Cartas de Amor”, de Fernando Pessoa. Em 3º lugar ficou Julia Layane Bueno dos Santos, do Colégio Anita Canet, com a declamação de “Motivo”, de Cecília Meireles.

O 1º lugar na categoria “Autorais” ficou com a aluna Emanuelly da Silva de Souza, do IFPR, que declamou “Sobre Nós”; Carlos Henrique Vicente da Veiga, também do IFPR, ficou em 2º, ao declamar “Amizade verdadeira”. Larissa de Castro Filipkowski, do Colégio Mega, apresentou “Cultura dos rodeios”, classificando-se em 3º lugar.

recital de poes...
recital de poesias-2 recital de poesias-2
recital de poes...
recital de poesias-3 recital de poesias-3
recital de poes...
recital de poesias-5 recital de poesias-5
recital de poes...
recital de poesias-6 recital de poesias-6
recital de poes...
recital de poesias-7 recital de poesias-7
recital de poes...
recital de poesias-8 recital de poesias-8
recital de poes...
recital de poesias-9 recital de poesias-9
recital de poes...
recital de poesias-10 recital de poesias-10
recital de poes...
recital de poesias-11 recital de poesias-11
recital de poes...
recital de poesias-12 recital de poesias-12
recital de poes...
recital de poesias-13 recital de poesias-13
recital de poes...
recital de poesias-14 recital de poesias-14
recital de poes...
recital de poesias-15 recital de poesias-15
recital de poes...
recital de poesias-16 recital de poesias-16
recital de poes...
recital de poesias-17 recital de poesias-17
recital de poes...
recital de poesias-18 recital de poesias-18
recital de poes...
recital de poesias-19 recital de poesias-19
recital de poes...
recital de poesias-21 recital de poesias-21
recital de poes...
recital de poesias-22 recital de poesias-22
recital de poes...
recital de poesias-23 recital de poesias-23