Nos seis primeiros meses deste ano Jaguariaíva se destacou como um dos municípios com maior número de emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), dentre os atendidos pela Agência Regional do Trabalho de Santo Antônio da Platina.

No período de 01 de janeiro a 09 de julho a agência de Santo Antônio da Platina, que realiza a impressão das carteiras emitidas por Jaguariaíva e por mais 13 municípios da região, confeccionou um total de 3406 unidades do documento. Deste total, 359 carteiras foram solicitadas através da Agência do Trabalhador de Jaguariaíva.

A CTPS é o documento obrigatório para toda pessoa que presta serviço na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. Ela garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

A CTPS é emitida para todos os solicitantes com idade igual ou superior a 14 anos. Para a emissão da 1ª via da CTPS o cidadão deve estar munido de RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Casamento e Comprovante de Residência, todos originais. Caso necessite de 2ª via deve apresentar os mesmos documentos solicitados para emissão de 1ª via, mais documento que comprove o número da via anterior, boletim de ocorrência nos casos de 2ª via por furto, roubo, perda ou extravio e CTPS inutilizada/danificada nos casos de 2ª via por inutilização.

Estes números podem ser atribuídos ao grande movimento que a administração municipal, por meio da Secretaria de Indústria Comércio e Turismo, tem realizado para aumentar a capacidade de geração e renda do município. “A economia pujante e os incentivos que o poder público tem dado aos empresários locais permite que eles contratem mais, ampliem seu negócio e contribuam para o aumento de vagas, por outro lado também contamos com empresas de fora que utilizam mão de obra do município e criam uma rotatividade de empregos”, ressalta o secretário da pasta, Pedro Delgado.

O prefeito José Sloboda comemorou os números e salientou que esta estatística só reforça os números que já foram divulgados em relatórios como o do Caged Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que apontou Jaguariaíva como o município com maior saldo de admitidos na região no último mês.

Em Jaguariaíva a solicitação para emissão da carteira de trabalho deve ser feita na Agência do Trabalhador, localizada na Avenida Governador Paulo da Cruz Pimentel, 1181, Vila Pinheiro, Tel: (43) 3535-2189.