Monitoramento por câmeras atrai visitantes de municípios vizinhos

O Sistema de Monitoramento por Câmeras implantado pela prefeitura de Jaguariaíva, e fortalecido no início dessa gestão, começa a atrair a atenção de municípios da região. Na última semana, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Josias Zacharow Pedroso, recebeu em seu gabinete a visita de equipe do município de Castro, acompanhados pelo Comandante da PM em Jaguariaiva, Vitor Paulo Onisko, composta pelo diretor municipal de Segurança Pública, Antônio Sérgio Oliveira, o chefe de Seção de Segurança Pública, Arildo Ribeiro de Souza, o Comandante da Guarda Municipal, Fabio Jose Delfrate Zahdi, o guarda municipal José Carlos Ferreira, que juntos com o secretário e o diretor de Segurança Pública e Ordem Social de Jaguariaíva, Dirceu Moura Jorge, o diretor de Tecnologia e Informação, Rodolfo Guerke Junior e o chefe de divisão de Tecnologia Informática e Suprimentos, João Carlos Monteiro Moreno, trataram do assunto.

Durante a visita, a equipe local explanou sobre o sistema de monitoramento em Jaguariaíva, que tem apresentado excelentes resultados, numa troca de experiências entre os dois municípios. Castro já conta com uma Guarda Municipal bem estabelecida, porém não possui o sistema de monitoramento por câmeras que Jaguariaíva possui, estrategicamente instaladas nos mais diferentes pontos da cidade. Segundo o secretário Josias, “a equipe de Castro saiu encantada com o que viu, pensando seriamente na implantação do sistema no município”. Josias explica ainda que o estreitamento da relação entre os municípios foi bastante positiva, uma vez que Jaguariaíva pretende fortalecer ainda mais o setor de segurança local, quando será interessante essa troca de experiência com Castro, principalmente no que se refere à Guarda Municipal.

Para a prefeita, Alcione Lemos, “é bastante gratificante quando vemos que nossas experiências servem de exemplo para outros municípios na região. Implantado no ano passado e fortalecido nesses primeiros meses da nossa gestão, o monitoramento por câmeras e a guarda patrimonial fazendo rondas 24h, têm feito com que os índices de criminalidade em nosso município tenham diminuído, o que é altamente positivo para todos nós”, destacou a prefeita.

A tendência é que esses números caiam ainda mais, uma vez que as 96 câmeras de segurança e a sala de monitoramento, mais o patrulhamento 24 horas, recebem já nas próximas semanas o reforço a partir da instalação de sede própria equipada e adequada, além de veículo e motos à disposição da equipe, sem esquecer os treinamentos e investimentos que têm sido feitos num setor que recebe atenção especial da administração pública municipal.