Trabalhadores recebem apoio para gestão, recuperação e abertura de pequenos negócios

A retomada da economia e o recomeço no mercado de trabalho é uma das preocupações da prefeita Alcione Lemos. Visando apoiar àqueles com perfil empreendedor, a administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária (SEDEA), em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná (SEJUF) e SEBRAE, trouxe para o município o Recomeça Paraná. Além de qualificação, o programa prevê a liberação de recurso de até R$900 reais, voltados à recuperação e abertura de pequenos negócios.

O primeiro encontro da qualificação, desenvolvido via Agência do Trabalhador de Jaguariaíva, reuniu 11 empreendedores informais e MEI’s (microempresários individuais), no Departamento Municipal de Capacitação, com a colaboração da SMECEL (Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer). Esta foi a oportunidade para aprender com os técnicos da prefeitura a fazer o acesso aos módulos da capacitação on-line, que inclui assuntos como informações sobre formalização (MEI), gestão de vendas e finanças, entre outros. A partir daí, o curso pode ser feito em casa, em horário a escolha do participante. O dinheiro, no entanto, só é liberado após a conclusão de módulos.

Participam do Recomeça Paraná jaguariaivenses com renda percapta de até meio salário e com CADÚNICO. As inscrições foram feitas na Agência do Trabalhador, em parceria com a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social (SHADS), abrindo espaço para trabalhadores como Maria Lucia dos Santos e Frank Silvio da Luz. Ela que trabalha com a venda de geladinho e ele, que tem um pequeno comércio em seu bairro, nunca tinham participado de um curso na área de gestão.

É preciso ficar atento. A administração municipal já busca outras edições do Recomeça Paraná, bem como outras oportunidades de qualificação profissional para oferta aos trabalhadores interessados, além de ações de apoio ao recomeço ou ingresso no mercado de trabalho. A Agência do Trabalhador fica na Avenida Governador Paulo da Cruz Pimentel, 1181, Vila Pinheiro.

thi_3536
thi_3536 thi_3536