1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13

Pesquisa

Desenvolvimento Econômico e Agropecuária

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária

Secretário: Anacleto Spelino
Subsecretário: Alencar Alves de Mello
Telefone: (43) 3535-9350
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Endereço da Secretaria: Rodovia PR 151, Km 213
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Atribuições da Secretaria: Compete à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária promover a realização de estudos e a execução de medidas visando o desenvolvimento de atividades geradoras de renda nas áreas urbana rural e voltadas ao meio ambiente, atrelando suas ações com a necessária integração à economia local e regional; desenvolver programas de assistência técnica e difundir a tecnologia apropriada às atividades de agropecuária e fomento do comércio local e regional; executar programas municipais de fomento à produção agrícola e ao abastecimento de alimentos de primeira necessidade; promover e supervisionar os serviços de motomecanização agrícola; apoiar as iniciativas populares na área de abastecimento; selecionar os meios mais efetivos de escoamento e comercialização da produção de alimentos e gêneros de primeira necessidade produzida no Município; inspecionar e fiscalizar os estabelecimentos de processamento e industrialização de produtos de origem animal e vegetal do Município; articular-se com entidades e associações locais e regionais, para promoção de feiras, exposições e outros eventos, visando a divulgação do Município e as oportunidades locais de investimentos na área de sua competência; articular junto aos órgãos regionais, estaduais e federais, objetivando solução de problemas à proteção ambiental na área rural; fiscalizar o cumprimento das legislações de sanidade animal, e de produção agropecuária visando a proteção ambiental das áreas rurais; cadastrar e manter atualizados os dados de produção individual e dos produtores rurais do município; promover a integração entre órgãos públicos e privados visando a melhoria das condições de segurança pública no meio urbano e rural no Município; participar com informações na elaboração de projetos visando à ampliação de ofertas de serviços de internet e de telefonia, tanto na área urbana como na área rural; mediar entendimentos com órgãos públicos visando equacionar eventuais conflitos fundiários; coordenar programas de sanidade animal, promovendo campanhas de vacinação para o controle e erradicação de zoonoses e doenças que afetam a produção animal, em parceria com a secretaria de Saúde; promover através de articulação com a Secretaria Municipal de Turismo, o turismo rural no Município; promoção do desenvolvimento da cidade e do município, por meio de processo de planejamento integrado, com eixos de atuação e articulação no âmbito das políticas urbanas, relacionadas à gestão, à estrutura, ao ordenamento e à sustentabilidade; estabelecer a cooperação entre governos, com setores da sociedade e com a iniciativa privada, com representação na construção da cidade e em atendimento ao interesse público; coordenar o processo de desenvolvimento, na expansão da economia urbana, na integridade e na recuperação do ambiente urbano; supervisionar os serviços de atuação das empresas funerárias do Município; promover e acompanhar a execução dos serviços relativos aos sistemas de abastecimento de água e de esgotos dos distritos e áreas rurais não atendidas pela empresa concessionária, permissionária ou autorizatária de serviço público do Município; desenvolver ações visando a geração de empregos e o desenvolvimento da economia. (Lei Nº 2834/2021)

Estrutura Organizacional: A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária conta com 02 (duas) Diretorias e 06 (seis) Divisões (Lei Nº 2834/2021), sendo elas:

  • Diretoria de Planejamento Econômico
    • Divisão de Fomento ao Emprego, Agência do Trabalhador e Identificação
    • Divisão de Indústria
    • Divisão de Comércio
    • Divisão de Atração de Investimentos
  • Diretoria de Agropecuária
    • Divisão de Agricultura
    • Divisão de Pecuária

 

___________________________________________________________________

Trabalhadores recebem apoio para gestão, recuperação e abertura de pequenos negócios

A retomada da economia e o recomeço no mercado de trabalho é uma das preocupações da prefeita Alcione Lemos. Visando apoiar àqueles com perfil empreendedor, a administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária (SEDEA), em parceria com a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Estado do Paraná (SEJUF) e SEBRAE, trouxe para o município o Recomeça Paraná. Além de qualificação, o programa prevê a liberação de recurso de até R$900 reais, voltados à recuperação e abertura de pequenos negócios.

Prefeitura de Jaguariaíva realiza programa de apoio ao pequeno produtor com serviços de maquinário na zona rural

Em Jaguariaíva, o Programa de Apoio ao Pequeno Produtor, realizado pela administração municipal, auxilia dezenas de produtores no preparo do solo, plantio e colagem, com máquinas e equipamentos agrícolas.

Representantes da Agência de Fomento do Paraná e a ex-vice-governadora Emília Belinati visitam Jaguariaíva para fortalecimento de parcerias com o Governo do Estado

Jaguariaíva recebeu na manhã de quinta-feira, a visita do presidente da Agência de Fomento do Paraná, Heraldo Alves Neves, o diretor de Operações, Wellington Otávio Dalmaz, e a assessora de Relações Institucionais, Emília de Salles Belinati, ex-vice-governadora do Estado do Paraná. Presentes na ocasião, além da prefeita Alcione Lemos, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Adilson Passos Felix, a diretora de Planejamento Econômico, Giselle Inaiara, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Logística, Gil Lorusso Filho, o secretário de Governo, Ghiovanny Lorusso e o presidente da Câmara Municipal, José Marcos Pessa Filho.

Jaguariaíva inaugura o 1º PAV – Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal no município

Nesta segunda-feira, 16, aconteceu nas dependências da Agência do Trabalhador de Jaguariaíva, a inauguração do PAV – Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal, que abrangerá também a prestação de serviços a contribuintes da região. Presentes no ato, a prefeita Alcione Lemos, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária, Adilson Passos Felix, o Delegado da Receita Federal em Ponta Grossa, Demétrius de Moura Soares, o chefe de Atendimento ao Contribuinte em Ponta Grossa, Rodrigo Tuchinski, o presidente da Câmara de Vereadores, José Marcos Pessa Filho, o secretário de Administração e Recursos Humanos, Josias Zacharow Pedroso, e a diretora de Planejamento Econômico, Giselle Inaiara.

Subcategorias