Jaguariaíva está no Mapa Brasileiro do Turismo

A administração municipal, por intermédio da prefeita Alcione Lemos, junto à equipe da Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente (SETMA), não medem esforços para fomento do turismo, sempre de forma sustentável, criando oportunidades e conexões entre os operadores do segmento. O município busca ainda melhorar as estruturas públicas, visando melhorar os espaços para os visitantes. Nesta semana as ações neste sentido foram reconhecidos nacionalmente.

Jaguariaíva ficou entre os nove municípios dos Campos Gerais a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro 2022, divulgado pelo Ministério do Turismo. O documento leva em conta o desempenho da economia no turismo, incluindo a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais, a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens, entre outros dados.

Na classificação, que vai de A a E, Jaguariaíva se manteve com a classificação C, como no mapa anterior, qualificação de destaque e que interfere inclusive na liberação de recursos para investimentos na área, informa o diretor de turismo do município, Rafael Pomim, juntamente com a secretária Sandra Negrini.

A permanência no cadastro e manutenção da categoria pode ser considerada satisfatória, visto que neste ano os critérios do cadastro estavam bem mais rigorosos. Entre os itens que os municípios como Jaguariaíva tiveram que comprovar, por exemplo, estão a existência de Conselho Municipal de Turismo ativo, plano de trabalho elaborado para os próximos doze meses e estar incluído em ação de regionalização do turismo.

Ao todo, 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas foram incluídas no Mapa do Turismo 2022, sendo somente 28 no Paraná. Dos Campos Gerais, que registrou baixa de quatro municípios no mapa em relação ao ano passado, além de Jaguariaíva, também estão Arapoti, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Sengés e Tibagi.