SHADS divulga balanço dos atendimentos e encaminhamentos realizados pelos CRAS no ano de 2021

A administração municipal, através da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SHADS), está sempre empenhada no trabalho de assistência às famílias jaguariaivenses mais vulneráveis. Serviço este realizado através dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Primavera e Pedrinha e que são executados via PAIF (Programa de Atenção Integral à Família). O PAIF é um trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso a direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida.

Nos CRAS, localizados em áreas de maior vulnerabilidade social, são oferecidos os serviços de assistência social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. Neles são desenvolvidos programas, projetos e ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários com o objetivo de garantir a proteção social e a promoção da cidadania. Através dos CRAS também são concedidos benefícios de transferência de renda, como Bolsa Família/Auxílio Brasil, por exemplo, assim como, também é feita a pré-habilitação para o Benefício de Prestação Continuada (BPC) concedido pelo INSS; benefícios eventuais, como isenção da taxa de sepultamento, cesta de alimentos, entre outros, também ocorrem por meio dos CRAS.

No ano de 2021 os CRAS Primavera e Pedrinha realizaram 8894 atendimentos de recepção e com assistente social. Como benefícios eventuais entregaram juntos 1249 cestas e 1934 auxílios. Ainda como benefício eventual o CRAS Primavera conseguiu 33 concessões de isenção da taxa de sepultamento, no CRAS Pedrinha foram 30, lembrando que a promoção da cidadania é peça importante nos serviços dos CRAS, onde ocorrem os encaminhamentos para emissão de documentos e benefícios, como cadastro do leite, BPC para pessoas idosas e/ou com deficiência e o passe livre estadual. A inscrição ou atualização do Cadastro Único (CadÚnico), instrumento do Governo Federal para identificar as famílias e possibilitar a inclusão em programas sociais, daquelas que possuem renda de até 3 salários mínimos, também é realizada via CRAS.

O CRAS Primavera realizou 478 encaminhamentos em 2021, sendo: 104 para carteira de identidade, 89 para 2ª via da certidão de nascimento, 78 para 2ª via da certidão de casamento, 141 para cadastro do leite, 59 BPC para pessoa idosa e 70 para portadores de deficiência, e 18 para o passe livre estadual. No CRAS Pedrinha foram 62 para carteira de identidade, 57 para 2ª via da certidão de nascimento e 51 para 2ª via da de casamento, 53 para cadastro do leite, no BPC foram 22 para pessoa idosa e 23 para pessoas com deficiência e 19 encaminhamentos para o passe livre estadual, totalizando 287.

Destaca-se a preocupação da administração municipal, que desde 2009 tem proporcionado aos cidadãos da área rural as mesmas melhorias oferecidas aos moradores da zona urbana. Dessa forma, o CRAS Pedrinha também atua no atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade da área rural do município e realiza o acompanhamento de 16 famílias através do PAIF, que recebem cesta e auxílio mensalmente.

Segundo informações da SHADS a partir do mês de março está prevista a realização de oficinas com mulheres como crochê, artesanato, pintura em tecido e culinária para os dois CRAS. As beneficiárias da área rural também serão contempladas com os cursos “produção artesanal de alimentos, compotas e frutas desidratadas” e “produção artesanal de geleias, doces de corte e doces pastosos”, que serão ministrados pela administração municipal em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), visando à profissionalização e oportunidade de geração de renda para as famílias, assim como, o empoderamento e elevação da autoestima das mulheres atendidas.