Teatro educativo marca mobilização alusiva ao Dia Nacional de Combate e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Para marcar o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Administração Municipal promoveu o teatro educativo “A Culpa é de Quem? Abuso Sexual na Infância”, no Clube Recreativo. A peça levou a mensagem preventiva a crianças de 5º ano da rede municipal e 6º ano da rede estadual.

Promovido através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SHADS) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), o evento contou com a presença da prefeita Alcione Lemos, que na abertura, reforçou que Jaguariaíva é um município de cuida de suas crianças. Observou ainda a importância do envolvimento de toda a sociedade na prevenção da violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Incentivo às denúncias de casos de violência e abuso infanto-juvenil foi dado pela secretária da SHADS, Fábia Kojo, e pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Rita Maganhatti.

Rita falou do Disque 100 e informou que o CREAS, de onde faz parte, tem serviços e portas abertas o ano todo para apoio às vítimas. Representando a secretária Erla Melo na mobilização esteve a assessora pedagógica Prescila Matioski, e a juíza da Vara da Infância e Juventude, Ana Claudia de Lima Cruvinel foi representada pela assistente social do Tribunal de Justiça, Isabela Martins Nadal.

Ludicidade – A peça, da Cia Vip Cultural e Auge Assessoria, despertou nas crianças a percepção dos perigos do assédio e abuso pela tecnologia e internet, chamando a atenção ainda sobre o erro da intolerância e bulling nos relacionamentos interpessoais. Esses assuntos, apesar de delicados, foram tratados de forma leve, com arte e bom humor, envolvendo a todos.  Houve sessões pela manhã e à tarde.

combate-4
combate-4 combate-4