Inscrições para eleição de novos conselheiros tutelares estão abertas

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) publicou edital para eleição unificada para escolha de cinco novos Conselheiros Tutelares e Suplentes, para o mandato de quatro anos (2024 - 2028). As inscrições podem ser feitas até dia 21 de abril na Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SHADS), situada à Praça Izabel Branco e Silva, nº 250 – Cidade Alta.

A função, sob regime de dedicação exclusiva, é remunerada com R$2.527,23 (dois mil, quinhentos e vinte e sete reais e vinte e três centavos) mensais. Para candidatar-se, é necessário comprovar a conclusão do Ensino Médio, ter idade mínima de 21 anos e residir em Jaguariaíva há pelo menos dois anos, entre outros requisitos.

Antes da eleição, que ocorre de forma direta por eleitores voluntários do município, prevista para o dia 1º de outubro de 2023, em local e horários a serem definidos, os candidatos passarão por provas de conhecimentos gerais, específicos e avaliação psicológica, coordenados pelo CMDCA. Data, horário e local de realização das provas serão definidos através de edital. Os assuntos abordados nas avaliações serão referentes ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), língua portuguesa e conhecimentos de informática.

Todas as informações referentes ao processo constam na resolução número 003/2023 do CMDCA, com data de 28 de março, e publicada na edição 668 do Diário Oficial Eletrônico do Município, no dia 29 de março. Para consultar é só acessar o site oficial do município, no endereço eletrônico www.jaguariaiva.pr.gov.br.

Documentos para inscrição – Documento de Identificação com valor legal onde constem filiação, foto e assinatura (cópia e original), comprovante de residência, comprovante de conclusão do Ensino Médio (original e cópia), título de eleitor e comprovante de votação da última eleição ou certidão da Justiça Eleitoral, certidão de antecedentes cíveis e criminais (Justiça Estadual), atestado de antecedentes “nada consta” da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, atestado de sanidade mental, apresentação de quitação das obrigações militares para homens (original e cópia).