Acompanhe-nos também pelas redes sociais.
Facebook COMTUR

Facebook Turismo Jaguariaíva

Localizada em amplo terreno de esquina na Cidade Alta de Jaguariaíva, o edifício da Casa da Cultura possui dois pavimentos, com planta quadrada, fachadas moduladas por pilastras, tendo na fachada principal a inscrição da data de sua construção, 1918, e em seu nome homenageia o professor Doutor João Batista da Cruz.

O prédio, que hoje está em processo de restauração, já foi prefeitura municipal, câmara de vereadores, fórum de justiça, delegacia de polícia e cadeia pública (os últimos três simultaneamente), e ainda servia de salão de baile quando o piso superior não estava sendo usado.

Apesar de Ponta Grossa ser considerada a capital cívica do Paraná, pois lá Getúlio Vargas recebeu a notícia de sua vitória na Revolução de 30, foi em Jaguariaíva onde foram disparados os primeiros tiros da resistência favorável a Vargas.

Durante o conturbado período a cadeia foi explodida, porque no prédio estava o então prefeito Antônio Diniz do Faro Sobral, que era apoiador de Getúlio, todos os presos fugiram.

Na época, o grupo escolar Izabel Branco se tornou um hospital de sangue para atender os feridos de guerra.

Em meados dos anos 90, um senhor encontrou uma bomba ainda não detonada próximo à um ponto do Rio Jaguariaíva, o fato foi, inclusive, terma de matéria em jornais da região.

Localização: Cidade Alta.

Distância a partir do centro da cidade: 1 km.

Visitação: Gratuita.

MAIS INFORMAÇÕES COM O DEPARTAMENTO DE TURISMO PELO FONE (43) 3535-7935.