Acompanhe-nos também pelas redes sociais.
Facebook COMTUR

Facebook Turismo Jaguariaíva

Uma bacia hidrográfica cravada no Vale do Sertão de Cima, protagonista do rio que banha Jaguariaíva e formadora de um dos mais belos vales desta região, o VALE DO CODÓ. Esta área de grande singularidade pertence a um dos mais novos Parques Estaduais do Paraná, criado pelo decreto N° 1528 de 02 de outubro de 2007, com área aproximada de 760,00 ha.

Com extensão de aproximadamente 9 km e um paredão de pedras, de mais ou menos 20 metros de altura, por ele corre o Rio Jaguariaíva, uma verdadeira dádiva da natureza.

O vale é margeado por mata virgem e espessa, viveiros de várias espécies de animais. Aproveitando os acidentes geográficos do local, por necessidade e sem destruir a natureza, o Frigorífico das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, instalada em nosso município e proprietária da área em 1943, construiu uma represa e usina para geração de energia para a fábrica. A represa contribuiu ainda mais para a beleza do Vale, surgindo um grande lago, ladeado por muralhas de pedra em toda a sua extensão.

A riqueza de recursos hídricos e acidentes geográficos decorrentes de milhões de anos de formação são, sem dúvida, os maiores lapidadores das belezas naturais de Jaguariaíva. O Parque Estadual do Vale do Codó conta com um trecho de cânion de aproximadamente 9 km e um paredão de pedras que oscila entre 80 e 150m de altura, por onde corre o Rio Jaguariaíva. O Vale é margeado por uma mata virgem e espessa, viveiro de várias espécies de animais.

Acesso: Margem direita da Rodovia PR-151, km 212, sentido Jaguariaíva-Sengés.

Distância a partir do centro da cidade: 4,7 km.

Visitação: Somente guiada mediante agendamento no COMTUR.

ATUALMENTE EM FASE DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE MANEJO.

MAIS INFORMAÇÕES COM O DEPARTAMENTO DE TURISMO PELO FONE (43) 3535-7935.

Fotos: