Administração Municipal oferece capacitação gratuita sobre nota fiscal do produtor eletrônica

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Finanças e Planejamento (SEFIP), realizou na quarta, 26, no Cine Teatro Valéria Luercy, a “Capacitação ao Produtor Rural sobre a Nota Fiscal do Produtor Eletrônica”, com apresentação também de outras pautas pertinentes.

Participaram servidores da SEFIP e SEDEA (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Agropecuária), representantes de escritórios de contabilidade, sindicato rural, IDR - Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, produtores rurais, secretários municipais, entre eles o de Governo, Ghiovanny Lorusso, da SEFIP, Bruna Silva Miranda, e o vice-prefeito Adilson Passos Félix.

Representando a prefeita Alcione Lemos, o secretário Ghiovanny deixou o abraço aos produtores e falou da importância que eles têm na garantia da segurança alimentar da população. O vice-prefeito Adilson reforçou as informações sobre os serviços e recursos disponíveis ao produtor rural, colocando a SEDEA, pasta que está à frente, à disposição de todos. Da mesma forma fez a secretária Bruna Miranda, que falou da estruturação da SEFIP nos últimos anos e dos benefícios ao município decorrentes da organização.

Palestras - O encontro contou com a presença do palestrante Otto Ferreira Assis Sampaio, Coordenador Regional da Nota Fiscal do Produtor. Ele explicou, entre outros pontos que, de existência apenas digital, a Nota do Produtor Eletrônica (NFP-e) é emitida e armazenada eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias.

Além do incentivo ao uso de novas tecnologias, a NFP-e reduz erros de escrituração, pode ser emitida em qualquer lugar que possua computador com acesso à internet e impressora, reduz o consumo de papel, entre outros benefícios. A apresentação foi complementada por exposição de materiais e informações pelo servidor municipal Roberto Ângelo, do setor de Nota do Produtor, que reforçou as orientações de apoio aos produtores. Recentemente, capacitação alusiva foi realizada pela SEFIP, na Casa da Cultura, voltada a produtores que fornecem para a Merenda Escolar e Programa Feira Verde.